terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lideranças do RN não transferem votos

Edilson Damasceno
Da Redação

A capital do Estado se tornou objeto de análise política após o resultado das urnas. A vitória do tucano José Serra em Natal, apesar do apoio da prefeita Micarla de Sousa (PV) à candidata eleita Dilma Rousseff (PT), levanta especulações acerca da situação política da prefeita. No primeiro turno, Dilma obteve 138.893 votos, contra 130.582 de Serra. A senadora Marina Silva (PV) ficou com a terceira colocação, sendo votada por 114.727 eleitores. Agora no segundo turno, José Serra virou e obteve 202.019 votos, contra 188.558 de Dilma Rousseff. O tucano conseguiu atrair 71.437 votos a mais.
Sintomático que a petista não tenha saído vitoriosa em Natal. Micarla de Sousa, é bom que se frise, aderiu à campanha petista faltando poucos dias das eleições e se movimentou ao lado do PMDB e PR, partidos com os quais se coligou neste ano no primeiro turno das eleições do RN. Acrescentou pouco, mas não se pode atribuir à prefeita a derrota de Dilma na capital do Estado.
Em Mossoró, terra da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM), ocorreu o inverso. A petista Dilma Rousseff venceu nos dois turnos. No primeiro, Dilma obteve 54.856 votos contra 32.745 de Serra. Marina Silva ficou com 29.340. No segundo turno, Dilma ampliou para 73.046 votos, enquanto Serra subiu menos: foi para 46.701.
O que se percebe é que a candidatura de Dilma Rousseff ganhou a simpatia do eleitor e não teve apoio de liderança ou movimentações pró-Serra que mudasse o voto. Tanto é que Dilma venceu em 148 municípios potiguares, enquanto que José Serra saiu vitorioso em 19 cidades.

A maioria de Serra em Natal não lhe garantiu a vitória no Rio Grande do Norte. Dilma conseguiu tirar a diferença em Mossoró.
O vice-governador eleito, deputado estadual Robinson Faria (PMN), também não conseguiu transferir votos para Dilma Rousseff. Em Monte Alegre - terra de Robinson -, o tucano saiu vitorioso com 6.076 e Dilma obteve 4.796.
A disputa mais acirrada envolvendo o tucano e a petista ocorreu na pequena cidade de Caiçara do Rio dos Ventos, que possui 3.182 eleitores. O município se dividiu entre Serra e Dilma, mas com uma diferença de apenas um voto o tucano saiu vitorioso. Serra obteve 1.160 votos, e Dilma, 1.159.

Resultado
Os números das urnas enfatizaram que os erros de Serra foram cruciais para a derrota tucana. Enquanto Dilma foi beneficiada pela popularidade e carisma do presidente Lula, José Serra não tinha nenhuma liderança que transmitisse a mesma segurança que Lula passou para o eleitorado petista e, consequentemente, para a sua candidata.
José Serra, que liderava as pesquisas de intenções de voto antes de a campanha ser iniciada, protelou o anúncio da candidatura e enfrentou problemas relacionados com a escolha do seu candidato a vice-presidente. O nome do deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ) não agregou e foi definido em meio a um racha envolvendo PSDB e Democratas. Dilma aceitou a indicação do PMDB, com o deputado federal Michel Temer, e saiu do anonimato político para ser a primeira presidenta do Brasil. Veja como foi a votação nos municípios do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário