domingo, 28 de novembro de 2010

Vestibular UFRN: mais de 28 mil candidatos iniciam maratona de provas

No Minuto

Neste primeiro dia estão sendo aplicadas questões de Biologia, Química, Física, Matemática e Língua Estrangeira; gabarito será divulgado às 13h40.A disputa por uma vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve início neste domingo (28), com a realização das provas do vestibular 2011, que acontecem das 8h às 12h30.

São 28.150 candidatos inscritos disputando 6.139 vagas distribuídas em 74 cursos de graduação. As provas acontecem simultaneamente em 53 locais, nas cidades de Natal, Caicó, Currais Novos, Mossoró e Santa Cruz.

Hoje, primeiro dia de aplicação das provas, os estudantes respondem às questões objetivas das seguintes disciplinas: Biologia, Química, Física, Matemética e Língua Estrangeira. Além dos estudos, nessa hora a tranquilidade diante das questões pode ser decisiva.

“Estou tranquila, confiante”, disse a estudante Alexandra Fernandes, que se inscreveu para o curso de enfermagem. A aparente calma de Alexandra contrasta com a tensão e ansiedade de Maria Rita, que pela segunda vez tenta ingressar em medicina na federal.

“É muito nervosismo. É difícil passar, mas me preparei o ano inteiro”, contou a estudante que deixava transparecer o nervosismo. Inquieta, Maria Rita abria e fechava a todo instante uma garrafinha de água mineral.
Duas situações que os especialistas desaconselham: estudar horas antes das provas e levar o nervosismo para sala de aula. Antes de responder as questões o ideal é se alimentar bem e relaxar, dizem os nutricionistas e psicólogos. Tarefa difícil para os estudantes e seus pais.

“Procure logo a sala”, recomendavam alguns pais no portão de entrada do Instituto Federal (IFRN). A mãe Eliana Fernandes decidiu levar a filha Tianna até o local de provas, uma forma de deixar a concorrente de ciências biológicas um pouco mais tranquila e segura.

Segurança: arma que alguns empunham para enfretar os medos. “Estou confiante”, declarou Maria Beatriz à nossa equipe de reportagem enquanto aguardava na extensa fila a abertura dos portões. Ela pretende ingressar no curso de odontologia, que apresentou uma média de concorrência de oito candidatos para uma vaga.

Gabarito e divulgação do resultado
O gabarito das provas realizadas neste domingo será divulgado às 13h40 pela TV Universitária e pelo site da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve). Você também pode conferir o gabarito acessando o site do Nominuto.com.

No que concerne ao resultado do vestibular, a presidente da Comperve, Betânia Ramalho, adiantou que este sairá no início do próximo ano. “O resultado da primeira fase será nos primeiros 10 dias após a realização das provas. Já o resultado final sai na primeira semana de janeiro”, assegurou.

Necessidades especiais
Os estudantes com necessidades especiais que informaram antecipadamente sobre suas limitações à Comperve vão ter uma hora a mais (cinco horas e meia) para fazer a avaliação.

Ao todo, 31 candidatos informaram sobre suas deficiências à UFRN. Eles estão realizando as provas na Escola Estadual João Tibúrcio, no bairro do Alecrim, Zona Leste de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário