domingo, 21 de novembro de 2010

Fiéis participam da missa da padroeira de Natal

Da Tribuna do Norte

A lua ainda brilhava no céu de Natal quando os primeiros devotos começaram a chegar à Pedra do Rosário, na 'avenida do Contorno', para participar da missa dedicada à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Apresentação. Às 5h da manhã deste domingo (21) mais de 20 mil pessoas já esperavam pela chegada da procissão fluvial, pelo rio Potengi, que trazia a imagem da santa protetora.
Os fieis não mediram esforços para participar da celebração. De carro, de ônibus ou até mesmo a pé, o importante era está lá. De acordo com informações dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), as primeira pessoas começara a chegar à Pedra do Rosário por volta da 1h da madrugada (de sábado para domingo).

Mas foi por volta das 3h30 da manhã que o movimento começou a intensificar no local. A dona de casa Mar

O cortejo com a imagem saiu do Iate Clube, por volta das 4h30, e chegou à Pedra do Rosário às 5h. Sob aplausos e fogos de artifícios, os fuzileiros navais da Marinha do Brasil conduziram a imagem para o altar, onde fieis já aguardavam desde as 3h30.

A dona de casa Maria Aparecida da Silva Cruz era uma delas. “Venho todos os anos para a missa. Não me importo de acordar de madrugada. Tenho mais é que agradecer a Nossa Senhora pelas graças que ela me oferece”, disse ela que veio do bairro da Quintas.

Para Maria das Dores Silva do Nascimento, acordar de madrugada não é sacrifício. “Faço isso com prazer. Nossa Senhora merece todo o nosso esforço”, disse Maria das Dores.

Aos 86 anos, a aposentada Josefa da Silva de Souza nunca perdeu a missa na Pedra do Rosário e se depender dela, não vai deixar de participar nem tão cedo. “Venho desde que me entendo por gente e enquanto eu estiver viva continuarei a vir. Infelizmente não posso mais participar da caminhada devido a idade, mas a missa eu não perco”, disse a aposentada.

A celebração foi presidida pelo pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Monsenhor Agnelo Dantas Barreto. A homilia (o sermão) foi feita pelo padre Dalmário Barbalho – que é assistente das comunidades de vida da Arquidiocese de Natal. Ele lembrou a comunidade que Jesus sempre se revela através da sua mãe e, geralmente, para os mais humildes.

“Foi assim na aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil e aqui em Natal quando, na manhã do dia 21 de novembro de 1753, três pescadores encontraram nas águas do Potengi a imagem de Nossa Senhora carregando uma criança”, disse o padre.

Ele aproveitou o sermão para pedir à prefeita Micarla de Sousa – única autoridade política presente na missa – que ajudasse os jovens do Passo da Pátria, pois o local se tornou ponto de traficante de drogas.

A missa prosseguiu até 7h e da Pedra do Rosário a multidão seguiu em procissão até a antiga catedral, a igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na praça André de Albuquerque, onde mais uma missa foi celebrada, por volta das 7h30.
A programação prevê ainda uma missa às 10h na Catedral nova, uma caminhada, do Santuário dos Mártires (no bairro de Nazaré) até a Catedral, com saída prevista para as 14h; e a Missa de Encerramento, às 17h, que será celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário