terça-feira, 23 de novembro de 2010

Lula diz que quer 'desencarnar' do cargo de presidente

folha.com
A 38 dias de deixar a Presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitou falar sobre seus projetos para o futuro, mas disse que pretende dar um tempo para "desencarnar" da Presidência.
"Não tem nada pior que um jogador de bola parar de jogar e pensar que ainda é um profissional. Ou alguém que foi presidente querer ter um papel de ex-presidente."
A declaração foi dada em Ribeirão Preto, interior paulista, onde esteve para lançar a obra do alcooduto (ou etanolduto) que será construído em parceria da Petrobras com cinco empresas no valor de R$ 5,7 bilhões. A obra via ligar Jataí (GO) ao porto de São Sebastião.
Sem dar detalhes, Lula afirmou que, após deixar o governo, vai "surpreender de verdade" porque ainda vai "andar muito" pelo país.
O presidente declarou ainda que seu papel será o de "um cidadão comum".
"Sei da minha relação com a sociedade, mas quero desencarnar do cargo. Quero fazer uma limpeza para voltar a agir na mais primorosa normalidade de um ser humano."
Questionado sobre ser um defensor da permanência de Henrique Meirelles na presidência do Banco Central, Lula afirmou: "Eu não defendo nada".
Segundo o presidente, quem faz parte hoje da equipe de governo tem garantia de ficar só até o dia 31 de dezembro. "A partir daí, a bola estará com a presidenta Dilma. Ela indica quem ela quiser, para o cargo que bem entender."
Lula voltou a afirmar que sua sucessora ficará livre para escolher as peças do próximo governo, que terá "a cara e a semelhança" de Dilma. Segundo ele, sua interferência poderia gerar desconforto a Dilma.
"Você só pode indicar para ministro ou para um cargo em empresa pública quem você pode tirar. Se você nomear alguém porque é amigo do ex-presidente e depois ficar preocupado em mexer porque foi o ex-presidente quem indicou, vai governar com dificuldade", disse Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário